Estamos acostumados a ouvir falar sobre a previsão de tempo todos os dias e dos impactos que as condições de tempo tem em diversos setores, mas afinal qual a diferença entre previsão de tempo e monitoramento meteorológico?
A previsão do tempo se trata da previsão das variáveis meteorológicas para os próximos dias, normalmente com até 10 dias de previsão, já o monitoramento meteorológico consiste no monitoramento em tempo real das condições meteorológicas. Assim, a previsão do tempo auxilia na programação prévia de atividades que sofram interferência meteorológica, através da estimativa das condições do tempo e monitoramento em tempo real traz a precisão através das condições atuais avaliadas pelo meteorologista e emissões de alertas em tempo real. Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles?
Previsão de tempo
A previsão do tempo tem duas etapas principais: o diagnóstico e o prognóstico.
O diagnóstico fornece uma panorama geral dos fenômenos meteorológicos que estão ocorrendo em escala continental mesmo que a previsão seja para um ponto, pois o que está acontecendo em outras regiões provocará impacto no tempo local nos próximos dias. Este diagnóstico é realizado utilizando dados observados de estações meteorológicas, imagens de radar, satélite e descargas atmosféricas.
Conhecendo a condição atual, o meteorologista utilizará dados de modelos meteorológicos para realizar a previsão nos próximos dias. Estes modelos utilizam as informações dos dados meteorológicos atuais e equações que estimam variáveis atmosféricas para simular as condições do tempo. O meteorologista avaliará a simulação do modelo baseado no seu conhecimento dos fenômenos meteorológicos, dos modelos e do seu diagnóstico da condição atual, para formular a previsão dos próximos dias.
Monitoramento meteorológico:
O monitoramento meteorológico também possui duas etapas: o diagnóstico e o monitoramento de alvos.
O diagnóstico do monitoramento meteorológico é semelhante ao da previsão de tempo, a diferença é que muitas vezes não é necessário analisar uma escala espacial tão grande, pois estamos interessados em fenômenos meteorológicos que irão ocorrer nas próximas horas, neste caso são analisadas as condições do tempo na região do ponto a ser monitorado.
Com base nos eventos que estão ocorrendo em torno do ponto de monitoramento, dá-se início ao acompanhamento dos sistemas meteorológicos, utilizando observação de estações meteorológicas, imagens de satélites e principalmente imagens de radar e descargas atmosféricas. Conforme algum risco se aproxima, um alerta para os gerenciadores do risco é emitido, bem como o alerta é removido quando não há mais risco. Dessa forma é possível dar precisão a paradas e retornos de atividades, sem oferecer riscos e com otimização do tempo. O risco para cada alvo pode ser diferente, pois depende da atividade em desenvolvimento e como ela é afetada pela condição do tempo, também requer constante contato da equipe de meteorologistas com os responsáveis para mitigar o risco.