• Empresa de Consultoria e Serviços de Meteorologia e Qualidade do Ar
Serviços

Estudos Climatológicos


estudo climatológico consiste na análise das condições meteorológicas históricas de uma região, durante a  implantação ou operação do empreendimento, podendo contribuir na tomada de decisões que antecedem a implantação, estimativa da necessidade de manutenção e para estudos de impactos ambientais e licenciamentos ambientais. Para a caracterização dos padrões climatológicos de uma região podem ser utilizadas informações meteorológicas históricas de diversas fontes, como: estações meteorológicas, satélites, radares meteorológicos e reanálises, além de dar foco às variáveis que mais impactam em cada aplicação.

Na área de clima também contamos com produtos de previsões sazonais que representam a tendência das condições meteorológicas para os próximos meses, tendo como referência a média climatológica histórica da região. Dessa forma, é possível realizar o planejamento de atuação nos próximos meses de acordo com o impacto que condições meteorológicas acima ou abaixo da média. Para cenários futuros de longo prazo são utilizadas projeções climáticas que são utilizadas mundialmente, essas projeções são baseadas em um conjunto de variações nas condições ambientais e emissões de poluentes.


Algumas aplicações:



Setor elétrico:

O setor elétrico, tanto para energia hidráulica quanto eólica e solar, têm alta dependência das variações meteorológicas. Para implantação de hidrelétrica, parque eólico e solar é necessário primeiramente conhecer os padrões climatológicos da região para avaliar qual seria a produtividade bem como os riscos associados aos eventos meteorológicos.

Após a implantação, a previsão climática auxilia o setor no planejamento para enfrentamento de extremos. Na energia hidráulica, por exemplo, durante eventos de seca a geração de energia é comprometida e as turbinas podem parar e eventos de cheias podem parar a produção e devem ter o cuidado com alagamento nas cidades próximas às usinas. 

A energia eólica necessita de constância do vento ao longo, para reduzir o risco que altas velocidades e rajadas de vento poderiam ocasionar, além disso a direção do vento também é importante para o posicionamento dos aerogeradores. Para energia solar, além da incidência de radiação solar, é importante conhecer a nebulosidade e a poluição atmosférica (muitas vezes gerada por queimadas em período seco), que são fatores que reduzem a produção de energia.


Engenharia Civil:

Durante o planejamento de um empreendimento, fatores climáticos tais como cuidado com excesso de umidade, incidência de sol, vento, período com maior ocorrência de tempestades, são importantes tanto para a estrutura, quanto para a segurança da equipe e planejamento da obra, evitando atrasos e perda de material.


Setor Agrícola:

O setor agrícola é totalmente dependente dos padrões climatológicos e também da previsão de clima sazonal. O planejamento em novos cultivos depende das condições meteorológicas predominantes na região para obter uma produtividade alta e compreender os investimentos que serão necessários, como irrigação, estufas, fertilizantes, entre outros. Além disso, a previsão climática sazonal, que é a previsão para os próximos 3 a 6 meses, auxilia no planejamento para a safra nos próximos meses, sabendo previamente o potencial para alta ou baixa na produtividade, o que também indica baixa ou alta no preço de venda do produto, além de se prevenir perdas e identificar investimentos que serão necessários para manter a produtividade de cada cultura. Nos últimos anos as ferramentas digitais tem sido amplamente utilizadas no agronegócio para otimizar todas as etapas do ciclo produtivo, a chamada agricultura 4.0, neste contexto o monitoramento climático e meteorológico é o grande aliado para maximizar o potencial produtivo.

Industria e Alimentos:

Assim como a variabilidade climática afeta a produtividade agrícola, terá uma influência direta na indústria alimentícia, tanto para a compra de insumos, necessidade de importação, quanto na projeção de preço, pois quanto menor a produtividade maior o valor do produto e também na distribuição regional, já que o consumo de determinados alimentos, varia conforme a condição meteorológica a que as pessoas estão submetidas.


Comércio:

De modo geral o comércio também tem seu planejamento atrelado às previsões climáticas, o consumo de alimentos, bebidas, roupas, calçados, até alguns eletrodomésticos e eletroportáteis, dependem principalmente da variabilidade de temperatura, chuva e umidade, que irão determinar todo o consumo. Por exemplo, calor acima da média leva a aumento na compra de ar condicionado, roupas leves, calçados abertos, água mineral e cerveja. Dessa forma, o planejamento de compra que deve ser realizado com antecedência, será dependente da tendência climática da próxima estação do ano.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.